NOTÍCIAS

Touro Bacana Japaranduba Faz. Reunidas é destaque da genética Nelore Mocho no ranking ACNB

12/07/2013

Aos cinco anos de idade, Bacana Japaranduba é reconhecidamente um dos grandes reprodutores da raça Nelore Mocho na atualidade. Propriedade da Japaranduba Fazendas Reunidas, de Fernando Paranhos e filhos, projeto agropecuário Cliente SOMA da Merial que mantém unidades em Uberaba (MG) e Muquém (BA), Bacana foi o grande destaque do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), na temporada 2006/07, acumulando 7.760 pontos.

Reconhecidamente um dos grandes reprodutores da raça Nelore Mocho.

Na avaliação geral do campeonato, Bacana ficou com a 3ª colocação do ranking global da ACNB, sendo considerado o melhor reprodutor Nelore Mocho do País. Tanto sucesso nas pistas de julgamento, no entanto, não é mera obra do acaso. Bacana, como os demais touros que se destacam na bateria Japaranduba, é fruto do trabalho criterioso realizado na seleção, manejo que envolve as mais modernas tecnologias no campo do melhoramento genético.

Além das tecnologias tradicionais de seleção, a Japaranduba incorporou em 2007 a análise de DNA por meio dos marcadores moleculares IGENITY®, inovação da Merial Saúde Animal e a primeira iniciativa da farmacêutica veterinária no segmento de serviços genéticos para pecuária. Henry Berger, Gerente IGENITY®, a divisão de serviços genéticos da multinacional, explica que a ferramenta vem revolucionando o trabalho de melhoramento genético, especialmente porque oferece informações valiosas e também inéditas para orientar a tomada de decisões na fazenda.

Por meio da análise de DNA de amostras de pêlos de animais, a tecnologia permite a identificação de características de interesse comercial na pecuária como: ganho de peso, conformação de carcaça, maciez e qualidade da carne, entre muitas outras. “Estes dados, que devem ser sempre utilizados de forma complementar às DEPs (Diferença Esperada na Progênie), retratam fielmente as qualidades de cada animal. Portanto, a ferramenta oferece informações para orientar o descarte e a reposição dos animais, o sistema de manejo mais adequado, ou ainda a compra e a venda de animais”, afirma Berger.

Nos testes realizados pela equipe de técnicos IGENITY®, o reprodutor Bacana Japaranduba obteve resultados superiores em dois quesitos importantes para indústria frigorífica: maciez de carne e peso de carcaça. Numa escala de 1 a 10, segundo os escores IGENITY®, Bacana obteve nota cinco para maciez de carne, característica que, até o advento dos marcadores moleculares não podia ser mensurada pelos métodos tradicionais de melhoramento genético. O resultado em maciez é significativo, considerando que a média da população Nelore do Brasil é três, segundo as avaliações realizadas pela USP de Pirassununga e Merial com mais de 7 mil animais de rebanhos de todo o Brasil.

No caso do peso de carcaça (os marcadores IGENITY® expressam o potencial para peso de carcaça do animal no gancho, outra característica não mensurável nas avaliações convencionais), Bacana obteve, também em escala de um a 10, escore oito, contra média sete da população pesquisada. “Apenas 9% de toda a população Nelore pesquisada é escore oito ou superior para Peso de Carcaça; Bacana é indicado, portanto, aos pecuaristas que desejam incorporar em seus projetos crias com carcaças mais pesadas e que buscam aumentar a freqüência de genes favoráveis para maciez em seus rebanhos, diferenciando a qualidade de sua carne”, diz Berger.

Mais informações: www.merial.com ou SAC 0800 888-8484.


NEWSLETTERS

Faça parte do nosso seleto banco de dados
e receba informações exclusivas.




PERNANBUCO
Tel.: 81 3467.6880
MINAS GERAIS
Tel.: 34 3314.1139
BAHIA
Tel.: 77 3698.1469