NOTÍCIAS

Luiz Claudio Paranhos é eleito presidente da ABCZ

02/08/2013

Encerrada às 18h, desta quinta-feira (1º/08), a eleição da nova diretoria da ABCZ para o Triênio 2013-2016. A única chapa postulante, que tem como presidente o pecuarista Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira, foi eleita com 1.384 votos válidos. No total, votaram 1.411 associados, sendo 1.301 por carta e 110 presenciais. Os votos nulos somaram 14 e os brancos 13.

A votação foi acompanhada de perto pelo atual presidente da associação, Eduardo Biagi, e por diretores da entidade. A posse da nova diretoria da ABCZ será realizada no dia 29 de agosto, às 20h, no Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”.



Conheça a nova diretoria da ABCZ (2013-2016):



LUIZ CLAUDIO DE SOUZA PARANHOS FERREIRA - PRESIDENTE

É zootecnista formado pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), com especialização em Gestão em Agronegócio. Tem 45 anos e é natural do Rio de Janeiro/RJ. Desde 1989, atua no planejamento zootécnico e na direção da Japaranduba Fazendas Reunidas. Dedica-se à seleção de nelore, nelore mocho e brahman, na Fazenda Jaraparanduba, em Muquem de São Francisco/BA. Atua como diretor da ABCZ desde 2004, nas gestões de Orestes Prata Tibery Júnior, José Olavo Borges Mendes e Eduardo Biagi.

ARNALDO MANUEL DE SOUZA MACHADO BORGES - VICE-PRESIDENTE

Médico veterinário, consultor, jurado efetivo do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas desde 1983 e membro permanente do Conselho Deliberativo Técnico. É selecionador da raça nelore (seleção Ipê Ouro). Foi diretor da ABCZ em várias gestões: entre 1980 e 1982, na gestão de Manoel Carlos Barbosa; diretor Técnico da associação entre os anos de 1982 e 1986, nas gestões de Newton Camargo Araújo e João Gilberto Rodrigues da Cunha; diretor na gestão de Heber Crema Marzola, entre os anos de 1990 e 1992 e na primeira gestão de José Olavo Borges Mendes, entre 2001 e 2004.

GABRIEL PRATA REZENDE - VICE-PRESIDENTE

Médico especializado em Medicina Nuclear. É natural de Uberaba/MG. Foi presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Seleciona brahman, em Uberaba/MG. Atuará pela quinta vez em uma gestão da ABCZ.

JOVELINO CARVALHO MINEIRO FILHO - VICE-PRESIDENTE

Economista e sociólogo, natural de São Paulo/SP. Proprietário de fazendas em Rancharia/SP, Uberaba/MG, Cornélio Procópio/PR e Pardinho/SP. Seleciona brahman, gir e nelore na Fazenda Santanna. Já atuou em outras entidades de classe, como Conselho Nacional do Café, Sociedade Rural Brasileira, Associação dos Criadores de Brahman no Brasil, Associação dos Criadores de Braford, Associação Brasileira de Criadores de Brangus e Associação Brasileira do Novilho Precoce.

ADALDIO JOSÉ DE CASTILHO FILHO - DIRETOR

É engenheiro agrônomo, tem 52 anos e é natural de Novo Horizonte/SP. A relação com a pecuária é antiga. Sua família se dedica a esta atividade desde 1936. Na fazenda Reunidas Castilho, em Novo Horizonte, Adaldio se dedica à seleção das raças sindi e tabapuã, bem como a cria, recria e confinamento de bovinos.

ANTONIO JOSÉ PRATA CARVALHO (Tonico) - DIRETOR

Cria nelore brahman e nelore, na fazenda Brumado, em Barretos/SP. A seleção foi iniciada pelo avô Francisco José de Carvalho, em 1918 e aperfeiçoada pelo pai de Tonico, Rubens Andrade Carvalho.

ANTÔNIO PITANGUI DE SALVO - DIRETOR

É engenheiro agrônomo, tem 48 anos e é natural de Belo Horizonte. A família investe em pecuária desde 1930. Dedica-se à criação da raça guzerá (Marca S) na Fazenda Canoas, situada em Curvelo/MG. Já atou como diretor da ABCZ na gestão 2010-2013, foi presidente do Sindicato Rural de Curvelo por três mandatos, é vice-presidente da FAEMG e atual presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB).

CELSO DE BARROS CORREIA FILHO - DIRETOR

Engenheiro agrônomo, natural de Maceió/AL. Já presidiu a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). É proprietário da fazenda Recanto, no município de Viçosa (AL), onde se dedica à seleção de nelore. Atuou como diretor técnico da ABCZ durante a gestão 2010-2013.

FREDERICO CUNHA MENDES - DIRETOR

É médico veterinário formado pela UFMG, com Pós-Graduação em Reprodução Animal (Canadá). Proprietário das empresas Multigen, Ventre Vivo (central de receptoras) e Biovitro, que integram o Grupo Biovitro. Seleciona nelore na fazenda Primavera, em Dourados/MS. Frederico pertence à família de grandes criadores de zebu. É neto do criador Torres Homem Rodrigues da Cunha (in memoriam) e filho do ex-presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes.

JOSÉ DE CASTRO RODRIGUES NETTO - DIRETOR

Arquiteto por formação. Tem 55 anos e é natural de São Paulo/SP. A família começou a investir em gir leiteiro em 1933, em Mococa/SP. Selecionador de gir leiteiro e girolando, na Fazenda Santana da Serra, localizada em Cajuru/SP, José de Castro foi um dos fundadores da ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro). É ainda produtor de café e cana de açúcar. Sócio-diretor da Accelerated Genetics do Brasil Ltda. (AG Brasil Inseminação Artificial) em Ribeirão Preto/SP e sócio-cotista e Vice-presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Mococa S/A. Atuou como diretor da ABCZ durante a gestão 2010-2013. Já foi presidente, diretor e é membro Vitalício do Conselho Diretivo da ABCGIL.

LEDA GARCIA DE SOUZA - DIRETORA

Zootecnista, Leda tem 45 anos. É natural de São Paulo/SP e reside em Três Lagoas/MS, onde se dedica à seleção das raças zebuínas nelore e guzerá, nas fazendas Três Lagoas e Jaó, ambas no município. Foi diretora do Sindicato Rural de Três Lagoas, entre os anos de 1999 e 2005. Foi membro da Comissão de Pecuária de Corte da FAMASUL e a 1ª mulher a presidir o Sindicato Rural de Três Lagoas, entre os anos de 2005 e 2008. Atualmente, continua trabalhando como diretora do Sindicato.

MÁRIO DE ALMEIDA FRANCO JÚNIOR - DIRETOR

É natural de Uberaba, onde seleciona nelore, brahman e guzerá, dando continuidade ao trabalho de seleção iniciado pelo pai. Proprietário das fazendas São Geraldo, São Luiz e Paraíso Mineiro. Foi diretor durante oito gestões ABCZ e, recentemente, em 2010-2013.

RIVALDO MACHADO BORGES JÚNIOR - DIRETOR

Nascido em Uberaba/MG, é engenheiro civil. Filho e neto de produtores rurais com mais de 100 anos de tradição no trabalho de melhoramento genético na produção de nelore PO, em Uberaba. Rivaldo Jr. dedica-se a seleção de nelore desde 1989, na propriedade rural da família, a Fazenda Mateira. Foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba em 2001, cargo que ocupou durante 12 anos. É empresário do segmento de ferragens e aço em Uberaba.

RONALDO VENCESLAU RODRIGUES DA CUNHA - DIRETOR

Tem 51 anos e é natural de Uberaba/MG. Dedica-se à pecuária desde 1984, quando iniciou seu trabalho na administração e formação de fazendas em Mato Grosso. Dedica-se à agricultura, pecuária de corte, seleção de gado nelore na fazenda Corixo, em Porto Esperidião/MT, onde também investe na integração lavoura/pecuária. Também atua nas áreas de comércio/ Indústria.

RONAN EUSTÁQUIO DA SILVA - DIRETOR

Natural de Divinópolis/MG, é advogado e empresário do ramo de ferro gusa. Selecionador de nelore PO desde 1980 na Bazenda Baluarte, em Lagoa dos Patos/MG, atua também na cria, recria e engorda de gado comercial. É sócio fundador e diretor da Siderúrgica Valinho desde 1965 e da Gero Imóveis, empresa do ramo de loteamento e construção civil

SÍLVIO DE CASTRO CUNHA JÚNIOR - DIRETOR

Engenheiro Agrônomo e agropecuarista, Silvio é criador e exportador de várias raças zebuínas, como nelore, guzerá, indubrasil, gir, brahman. Proprietário da Fazenda São Sebastião, localizada no município de Campo Florido/MG, é produtor de cana-de-açúcar. É sócio-presidente da Agroexport Trading e Agronegócios S/A, empresa do ramo de exportação, fundada em 1988. Foi fundador e presidente da Cana Campo (Associação dos fornecedores de Cana da região de Campo Florido). Atua na área de piscicultura (Peixe Mania) desde 1992. Foi diretor de Relações internacionais da ABCZ na gestão 2011-2004.



VILEMONDES GARCIA ANDRADE FILHO - DIRETOR

É criador de nelore desde 1987. Desde 2000, é proprietário da Fazenda Boi Verde, localizada em Avaré (SP), onde possui um plantel de animais nelore PO. Atuou como diretor da ABCZ entre 1990 e 1992/ 2010 e 2013 e como presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), entre 2008 e 2010. É empresário e sócio-proprietário, junto com seus filhos, da Expor Manequins, indústria líder no setor no Brasil e América Latina, fundada por ele em 1969.


NEWSLETTERS

Faça parte do nosso seleto banco de dados
e receba informações exclusivas.




PERNANBUCO
Tel.: 81 3467.6880
MINAS GERAIS
Tel.: 34 3314.1139
BAHIA
Tel.: 77 3698.1469